sábado, 18 de março de 2023

FINAL DO REC 2023. E A COESÃO?


No início desta final do REC 2023 a realizar no estádio de Badajoz — considerado neutro para o efeito do cálculo das previsões — a Geórgia é a equipa favorita pela posição no ranking mundial que os seus anteriores resultados determinam. A diferença do resultado final é, assim, prevista em 16 pontos favoráveis aos georgianos.
Mas tendo em atenção que, nos últimos cinco resultados conseguidos por ambas as equipas, as diferenças entre elas, como se pode verificar na ficha, não são muito grandes — tendo até havido um empate no jogo de Fevereiro de 2022 (25-25) — e permitem ter algumas esperanças — não demasiadas — num resultado positivo, ou seja, na vitória final da equipa portuguesa. 
No entanto deve ter-se em atenção — a que se deve juntar a experiência que as 750 internacionalizações dos jogadores georgianos traduzem na sua relação com as 399 internacionalizações portuguesas —  a coesão das duas equipas. O XV de Portugal — veja-se a tabela — forma~se com jogadores de 14 clubes diferentes, 11 franceses e 3 portugueses, jogando 2 jogadores no TOP14, 4 jogadores na PROD2, 4 jogadores na Nationale, 1 jogador na Nationale2 — portanto da 1ª à 4ª
divisões francesas —e 4 jogadores em clubes portugueses. Por sua vez a Geórgia tem 7 clubes representados na equipa nacional com 7 jogadores do TOP14, 1 da PROD2 e 7 que jogam nos BlackLions (existem apenas 4 jogadores portugueses que fazem parte da equipa que irá jogar que jogaram nos Lusitanos…). Tendo a coesão uma enorme importância na construção do resultado, esta relação desfavorável poderá ser o factor principal da diferença final entre as duas equipas. E a este nível os erros ou as desarticulações pagam-se sempre caro…

NOTA: Veja-se que a equipa vencedora do 6Nações com GrandSlam, Triple Crown e novo recordista de pontos marcados se apresentou em campo com 12 jogadores do Leinster num total de 3 clubes representados.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores