sexta-feira, 10 de março de 2023

RUGBY TELEVISIVO EM GRANDE


Nesta 4ª Jornada do 6 Nações de 2023 teremos como principal perspectiva a possibilidade de vir já a conhecer o provável vencedor. Ou, pelo menos, mostrar-nos quem ficará afastado do primeiro lugar que serão — entre os quatro primeiros classificados, Irlanda, Escócia, Inglaterra e França — as equipas que sejam derrotadas e que somem duas derrotas. No primeiro jogo — Itália-Gales — a questão será outra: aqui joga-se entre saber se a Itália mostrará a continuidade surpreendente da sua evolução competitiva ou se Gales mostrará que conseguiu ultrapassar a crise contratual em que os seus jogadores têm vivido. O jogo tem um resultado previsível muito aberto: o “XVcontraXV” prevê a vitória da Itália e o “RugbyVision” aposta na vitória galesa. Se não se espera um rugby muito interessante não deixará de haver uma permanente luta pela conquista de bola e território e a expectativa pelo resultado final pede a garantia do lugar no sofá.

Ainda no sábado pode ver-se um jogo que está a levantar enormes expectativas: o Inglaterra-França que, abrindo esperanças para que a equipa vencedora possa vencer o Torneio, demonstrará o caminho táctico que cada uma das equipas seguirá para a preparação do Mundial de Setembro. Se a vencedora for a Inglaterra, as possibilidades de vencer o Torneio passarão para uma quase final com a Irlanda, na última jornada. Neste jogo será interessante perceber como é que a França irá contornar o jogo mais físico inglês e até que ponto o seu jogo ao pé estabelecerá a diferença na ocupação territorial. A não ser que, em vez do recurso à capacidade de movimento dos seus jogadores, a França aposte no combate directo, fechando o jogo e apostando tudo no jogo dos seus avançados. E aqui a equipa que irá dominar será aquela que passe menos tempo a disponibilizar a bola depois da passagem pelo solo.

No domingo um jogo entre os dois primeiros classificados — a Escócia, a jogar em casa e com 12 ensaios já marcados e a Irlanda com 13 ensaios e 100 pontos marcados — poderá definir desde já o vencedor: uma vitória da Irlanda fará dela a mais que provável vencedora (embora os pontos de bónus possam vir a baralhar as contas…). Jogo que se perspectiva como muito interessante uma vez que qualquer das duas equipas está a produzir um jogo de movimento com excelentes capacidades de exploração dos intervalos defensivos. 

Enfim, um fim‑de‑semana rugbístico-televisivo em grande.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores