quarta-feira, 27 de março de 2024

IRLANDA VENCEDORA DO 6 NAÇÕES

 

A Irlanda venceu o 6Nações 2024 com 4 vitórias — não conseguiu de novo o Grand Slam — num torneio muito equilibrado e com grande competitividade como o demonstram os 9 pontos de bónus defensivos em 15 jogos — 60% de jogos com “pontos de bónus defensivos” e ainda com a curiosidade de ter havido 3 equipas (Gales, Escócia e Inglaterra) que obtiveram simultaneamente e no mesmo jogo pontos de bónus ofensivos e defensivos. De facto, um torneio de grande qualidade competitiva e com jogos muito bem disputados e de grande intensidade e espectacularidade.
Numa comparação com o actual campeonato francês do TOP 14 — 45 pontos de bónus defensivos em 133 jogos num total percentual de 34% — e com o inglês, Premiership — 24 pontos de bónus defensivos em 63 jogos num total percentual de 38%, pode ver-se o nível da competitividade do 6Nações e daí — para além da espectacularidade dos jogos e de um bom nível rugbístico — a atractividade deste campeonato que a todos nós prendeu. Veja-se a diferença de pontos de jogo na última jornada. Como se costuma dizer foram jogos de resultado “résvés Campo de Ourique”.

Repare-se que estes dados servem também para demonstrar à evidência a falta de competitividade do campeonato português — o nosso Top10 — que, com 63 jogos disputados (não estão contabilizados os resultados da dita 15ª jornada uma vez que não há informação oficial da decomposição dos resultados e, nem sequer, do número de ensaios marcados por cada equipa…) tem um percentual de 17,5% correspondentes a 11 pontos de bónus defensivos. Bom seria que estes dados permitissem, numa organização que pretende ter um lugar permanente para a sua equipa representativa nas vinte primeiras equipas mundiais, considerasse que a chave para essa pretensão está na existência de uma competição interna altamente competitiva, permitindo assim que os jogadores formados em Portugal sejam competitivos com os portugueses que jogam em França, dando assim uma maior importância e coesão (até linguística…) à selecção nacional.

Nesta última jornada a maior supresa foi dada pela Itália que, continuando o bom torneio que tem feito, venceu Gales em Cardiff e que, tendo conseguido valores menores — até em ensaios — nos principais domínios do jogo, realizou, numa notável consistência defensiva que não permitiu mais do que 6 rupturas para uma posse galesa de 61% , 226 placagens com um sucesso de 87%. 

No França-Inglaterra, enquanto que a Inglaterra, abandonando o seu clássico modelo-de-jogo, continua a sua adaptação a formas mais próximas do “rugby de movimento”, vimos a França vencer no final graças a uma extraordinária conversão de pontapé de penalidade de Thomas Ramos, permitindo assim uma vitória pela diferença de 2 pontos. E com esta “sorte” final a juntar às sortes em finais de jogo do vídeo-árbitro contra a Escócia e do pontapé no poste do italiano Garbisi, a França conseguiu terminar o Torneio na 2ª posição, acabando assim por mostrar aos adeptos que existe futuro que possa fazer esquecer a sua prestação no Mundial de 2023.


Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores