sexta-feira, 1 de março de 2024

PORTUGAL FAVORITO

 

Em teoria e com bases nos resultados que formatam o ranking da World Rugby a Geórgia e Portugal serão os principais candidatos — mais uma vez — para a passagem à Final do Rugby Europe Championship.

Disputando, como habitualmente, a Antim Cup, os georgianos podem contar de novo, depois de terem estado lesionado nos últimos jogos, com Niniashvili o muito dotado três-quartos que jogará à ponta e com Gorgadze o asa habitual. 

Por seu lado a Roménia substitui 5 jogadores na equipa que defrontou Portugal, nomeadamente a totalidade da sua primeira-linha, retornando Dragos Ser à 3ª linha e fazendo entrar o centro Gabriel Pop.

Para além da melhor qualificação no ranking, a Geórgia tem demonstrado, sofrendo apenas 30 pontos e três ensaios, uma excelente defesa traduzível em 94% de eficácia. De facto, a vida da Roménia não se apresenta fácil…

Sendo naturalmente favorito, Portugal — pese embora não poder contar com Betencourt, Storti ou Marta — pode dominar o jogo contra a Espanha se as suas linhas atrasadas souberam aproveitar bem o potencial de jogo que lhes oferece o par de médios dos dois Hugos. Com o melhor tempo médio de 3,64 segundos— embora ainda longe do que deva ser — de reciclagem da bola nos rucks, Portugal, se os seus transportadores de bola souberem colocá-la quer nas colisões, quer na sua ida para o chão, de tal forma que seja possível disponibilizá-la  de imediato e assim melhorar o tempo de reciclagem, então a qualidade do trabalho dos médios irá permitir uma eficácia muito grande às linhas-atrasadas que assim poderão dar azo ao seu talento. E se assim fôr, a presença na final será uma quase certeza uma vez que nas outras dimensões do jogo os Lobos não terão qualquer tipo de dificuldades em, no mínimo, equilibrarem situações com os Leones. Basta, para isso, que a atitude do antes quebrar que torcer seja uma evidência nos 80 minutos do jogo.

Quer a Geórgia quer Portugal, por terem mais de dez pontos de ranking de diferença em relação aos seus adversários, não conquistarão pontos pelas eventuais vitórias mas, se derrotados, perderão ambos os pontos suficientes — como se pode ver no quadro para descerem um lugar e trocarem de posição, respectivamente, com Tonga e Samoa. Hipotética possibilidade, digo eu…

À vitória, Lobos! Boa sorte!

Nota: Aproveitando o facto de 3 de Março de 2024 ser o 221º aniversário do Colégio Militar, a Federação Portuguesa de Rugby decidiu homenagear os 18 internacionais que são Antigos Alunos e que resultam da notável formação desportiva colegial..

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores