domingo, 29 de maio de 2011

A EUROPA A JOGAR, NÓS A VER

video
            Ça c'est du Rugby! Primeiro ensaio do Toulouse

Fim-de-semana europeu de grandes jogos de rugby. Em França na sexta-feira, o Toulouse classificou-se para a final ao vencer sem margem para dúvidas o Clermont Auvergne, campeão da época passada, por 29-6; ontem, o Montpellier conseguiu uma vitória de rés-vés - um ponto conseguido de penalidade no minuto final e quando os parisiences do Racing já se viam na final após uma excelente recuperação feita a partir de dois erros infantis - um pontapé sem sentido de Matadigo (que permitiu o contra para o ensaio de Bobo) e o disparate do amarelo de Trinh-Duc (que reduziu a equipa a catorze numa altura crucial do jogo). Com estas duas vitórias teremos uma final do Campeonato de França de movimento contra movimento - característica essencial do jogo de ambas as equipas, ambas terríveis na utilização de bolas recuperadas e, porque não mostram receios de correr riscos, em lançamentos de ataques de qualquer parte do terreno. Expectativas excelentes, portanto.

Em Inglaterra, os Sarracenos vencem o campeonato pela primeira vez na sua história - derrotando o Leicester Tigers por 22-18 - depois de terem suportado minutos finais de uma sequência de 32 fases. Um sufoco para adeptos, um regalo para os olhos.

Na Magners Ligue, a liga céltica de irlandeses, galeses e escoceses, os vermelhos do Munster venceram os recentes campeões europeus do Leinster por 19-9 num jogo de grande intensidade e qualidade - mais do que se viu em França, o ataque aos intervalos, a conquista da linha de vantagem foi uma permanência conseguida pela notável velocidade de libertação da bola no jogo no chão e pelo jogo lançado dos três-quartos. Não estando muito distantes das melhores equipas australianas e neozelandesas, os irlandeses parecem preparar-se para ter uma palavra a dizer no Mundial.

A Europa, no final de Maio, fecha a época rugbística dos seus campeonatos internos para começar a pensar na preparação das suas selecções. Portugal fechou as portas em Janeiro...  

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores