sábado, 25 de fevereiro de 2012

AS VITÓRIAS QUE INTERESSAM

Nem um nem outro são favoritos, mas podem ganhar.
Em Tblisi a Geórgia (15º IRB) é grande favorito - a diferença de pontos de ranking aproxima dos trinta pontos a diferença dos pontos de jogo -  no jogo com Portugal (24º IRB).  Depois da derrota contra a Espanha, a Geórgia fez 9 alterações (7 nos avançados) e faz jogar 5 jogadores do TOP 14 francês contra o nosso único Julien Bardy. Na equipa georgiana jogarão 11 jogadores de clubes franceses (mais um em clube inglês) contra 8 portugueses a actuar no estrangeiro. Derrotá-los não será tarefa fácil, mas é possível.
A vitória da Geórgia para além dos pontos que acrescentará à sua classificação do Europeu das Nações, nada trará para a sua posição no ranking IRB. Não sendo fácil, a vitória de Portugal traria, para além do prestígio e do clima de confiança que criaria para o próximo jogo ibérico, um bom pecúlio de pontos de ranking com a possibilidade de subir lugares. É uma boa oportunidade: adversário a jogar em casa com melhor pontuação. Vale o esforço.





Esforço (nunca virar a cara), coragem (pôr os olhos e seguir o exemplo de Bardy ajudará a autoconfiança de cada um), sentido do risco e sentido colectivo para criar um todo muito superior à soma de cada um para aproveitar eficazmente todos os desequilíbrios defensivos é a forma de poder equilibrar um jogo difícil do princípio ao fim. Não será fácil mas será possível.
No outro jogo grande do dia só faz sentido a vitória de Gales - claro que sei que estou a ser propositadamente faccioso mas há uma enorme razão que o pode disfarçar: o jogo de Gales é, sem margem para dúvidas, muito mais interessante do que aquele que a Inglaterra consegue produzir . Mas em Twickenham e pelo posicionamento no ranking, a Inglaterra é favorita mesmo com apenas 182 internacionalizações no campo contra 230 de Gales. Mas a vitória de Gales significará a Triple Crown e o passo de gigante para o próximo tira-teimas em terras francesas.



Ganhando Gales, ultrapassada a Inglaterra, atingirá a quarta posição do ranking mostrando-se como a melhor equipa do hemisfério norte - o que realmente é, qualquer que seja o resultado do jogo (adeptos são assim: nunca deixam, como canta Liverpoool, os seus caminharem sózinhos). Ás vitórias!

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores