sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

EXCELENTE OPORTUNIDADE

Jogar em casa contra uma equipa equivalente, melhor qualificada, com mais pontos de Ranking IRB é uma excelente oportunidade que não se deve desaproveitar.

O Ranking IRB tem regras que o tornam muito interessante e com muito bom equilíbrio de interesses: quando a diferença entre as duas equipas ultrapassa, depois de somados os 3 pontos que representam o valor "casa", os dez pontos, só a equipa mais fraca é que pode, ganhando, marcar pontos. Ou seja, não há qualquer interesse em defrontar equipas fracas para ganhar com uma abada - não há qualquer vantagem pontual; só o risco de perder.

Com este tipo de filosofia de dar vantagens ao êxito do mais fraco e obrigações ao mais forte, o sistema da IRB equilibra, num dado intervalo, as diferenças e estabelece que jogar contra uma equipa melhor qualificada, com melhor pontuação, e vencê-la significa um bom roubo de pontos. Porque os pontos que um ganha são os mesmos que o outro perde.

O XV de Portugal (24º lugar com 59,07 pts), jogando em casa contra um adversário melhor qualificado - Rússia (20º lugar com 60,54 pts) - tem uma excelente oportunidade para ganhar pontos e subir no Ranking. Ganhando o jogo pode até subir três lugares - ultrapassando quer a Russia, quer o Chile (59,52 pts) e aproximando-se da Espanha (que não deve ter grandes hipóteses contra a Geórgia) que só será ultrapassada se πortugal vencer por 15 ou mais pontos.


O Portugal-Rússia de amanhã representa assim e como se pode ver no quadro, uma excelente oportunidade para os Lobos subirem no Ranking IRB e ampliarem a diferença para os países do terceiro terço.

Hipótese de classificação futura com vitória de Portugal e derrota da Espanha:

Espanha... 60,11... 21º
Portugal ... 59,92... 22º
(vencendo por 15 ou mais pontos, atingirá os 60,34 pts e chegará à 21ª posição)
Chile......... 59,52... 23º
Russia...... 59,27... 24º

A Geórgia, ganhando como se prevê, continuará na 14ª posição mas com 71,31 pts e, caso ganhe por uma diferença de 15 ou mais pontos, com 71,43 preparando o ataque à posição do Canadá.- equipa que só ultrapassará quando vencer um adversário de superior posição e pontuação, situação que não acontecerá neste Europeu das Nações.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores