domingo, 19 de fevereiro de 2012

FESTAS DAS FINAIS

Com o novo esquema - finalmente que foi aplicado um esquema de disputa da prova a eliminar que não impede as equipas de jogarem competitivamente sem terem que esperar que a prova termine - disputaram-se as finais - como usual no Sevens - da Taça de Portugal no Estádio de Honra do Centro Desportivo Nacional do Jamor. Depois do Portugal-Rússia da semana passada os adeptos voltaram ao Jamor - e, ao que pareceu, com satisfação. O ambiente foi sempre agradável e os jogos tiveram - pesem vencedores anunciados demasiado cedo - razoável interesse.

Agronomia ganhou com todo o mérito - quatro conquistas consecutivas! - e a Académica mostrou em dados momentos o porquê da sua qualificação para a Fase Final do campeonato principal. Na Plate, o CDUL, com uma equipa experimental, venceu com facilidade o Benfica.

As duas equipas finalistas em campo no intervalo da Final da Taça de Portugal: lições do Portugal-Rússia ou hábitos de sempre?


Dois jogos de grande correcção com arbitragem de bom nível mas que, para os mais atentos e pese o aparente movimento de ambos os jogos, não deixaram de mostrar as dificuldades técnico/tácticas que caraterizam o actual rugby português... que só se resolverão com um substancial aumento da competitividade interna.

Situações técnicas de superioridade numérica desperdiçadas por incapacidade de fixação da defesa adversária, dificuldades de leitura da organização defensiva e percepção da localização dos pontos fracos adversários, dificuldades de utilização do apoio de forma eficaz, dificuldades de organização do apoio em tempo justo, demasiado encontrão nas "paredes" defensivas, dificuldades no passe a tempo por falta de domínio da relação espaço/tempo com o adversário directo, jogo ao pé pouco assertivo, jogo no chão lento a libertar a bola sem permitir explorar o desequilíbrio defensivo, são alguns dos domínios que precisam de melhor nível para melhorar e sustentar o nível internacional do rugby português.

Falando em causa própria, foi agradável o retorno, nestes dois fins-de-semana - do rugby ao Estádio de Honra.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores