segunda-feira, 18 de novembro de 2013

FIABILIDADE DAS FÓRMULAS

Comparados os resultados que obtive, ver tabela em baixo, com aqueles que hoje foram colocados no ranking IRB Oficial, pode verificar-se a enorme coincidência de números.
Oito dos 25 resultados, correspondentes a quatro jogos, estão errados, sendo quatro por centésimas e outros quatro por maior diferença.
Nos das centésimas o erro deve-se à existência de arredondamentos nos valores visíveis da tabela oficial - que é onde os vou buscar - e que não é possível evitar. O resultado de maior diferença, os pontos do jogo Russia-Japão, deve-se ao facto, erro meu, de não ter notado que o jogo era em campo neutro, no Parc Eirias do País de Gales. O que implica, desde logo e como definem as regras de construção do ranking uma diferença nos pontos de avaliação das capacidades das duas equipas. Quanto ao erro da pontuação da Namíbia que jogou em casa contra o Quénia, não o consigo detectar - esperarei uns dias para confirmar que os pontos que se encontram na tabela oficial estão correctos. Porque tendo a Namibia ganho por 20 pontos de jogo de diferença não vejo como pode manter a mesma pontuação de ranking quando o Kenya perde 1,03, passando de 52,78 pontos em 11 de Novembro para os actuais 51,75.  Algo de errado anda por aqui...
No próximo fim-de-semana o Russia-Estados Unidos - interessante este combate a lembrar livros de espionagem - será também disputado em terreno neutro: no artificial do ALLIANZ PARK normalmente utilizado pelos Sarracens de Londres que têm aí a "sua" casa.
Vista portanto a fiabilidade das fórmulas utilizadas poderei fazer a análise das hipóteses de pontuação para qualquer dos possíveis resultados do Portugal-Canadá do próximo sábado no muito nosso Estádio Universitário.



Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores