quinta-feira, 9 de março de 2017

4ª JORNADA DO 6 NAÇÕES

Dois jogos da 4ª jornada do 6 Nações, estarão sob todas as atenções por razões diferentes. Em Twickenham, os ingleses tentarão tudo que os conhecimentos de Eddie Jones permitam para vencer e igualar os All Blacks no número de 18 vitórias consecutivas contra equipas do Tiers 1. E embora não exista qualquer possível comparação entre o jogo que cada uma das equipas apresenta - sendo o dos neozelandeses muito mais interessante, dinâmico e inteligente. O facto é que dependemos todos dos escoceses para não ter que ouvir ou ler a prosápia inglesa que nos cairá em cima caso atinjam a vitória pretendida. 
Em Cardiff, Gales tem uma tarefa difícil contra os irlandeses. Howell decidiu manter a mesma equipa que perdeu com a Escócia na anterior jornada. Apesar da tese que apresenta - do tipo: a confiança que tramsmitimos aos jogadores mantendo-os na equipa e possibilitando-lhes reabilitarem-se perante o seu público vai levá-los a superarem-se - a decisão não parece das melhores nesta aposta na reputação mais do que na actual capacidade de cada um e tem feito correr muita tinta. Há até quem diga que a preocupação maior parece ser a de dar a North a possibilidade de garantir a sua selecção pelos Lions mas, pelos seus demasiados erros defensivos, o prejuízo tem sido para a equipa galesa. E o que está em questão é a necessidade - para evitar idêntico "grupo da Morte" como em 2015 - de garantir uma posição no ranking da World Rugby dentro dos 8 primeiros classificados. E a coisa está rés-vés com argentinos à espreita. 

Como mostra o quadro e se a vitória da Inglaterra parece, no campo das previsões (87,9% das probabilidades da Rugby Vision do neozelandês do MIT, Niven Winchester) incontestável, já o jogo Gales-Irlanda se apresenta com um grande equilíbrio. Um autêntico jogo de tripla com as equipas muito equilibradas em diversos aspectos como se pode ver no gráfico.


Do passado sabe-se que estas duas equipas se defrontaram neste actual 6 Nações por 17 vezes com 6 vitórias de Gales, um empate e com 10 vitórias da Irlanda. Do presente 6 Nações, Gales tem uma vitória e a Irlanda duas. A quota de pontos marcados no total da soma de pontos é de 52% para Gales e de 69% para a Irlanda. O que, dando vantagem aos irlandeses, puderá ser reduzida pelo factor casa e pelo tecto fechado do estádio - tanto quanto se sabe, assim será - que permitirá que as vozes de apoio retirem compostura aos visitantes. A ver. 



Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores