segunda-feira, 30 de setembro de 2024

ÁFRICA DOS SUL VENCEDORA DO CHAMPIONSHIP 2024


 As grandes equipas têm destas coisas: quando toca a sério, é a sério. E assim a África do Sul derrotou os argentinos por um diferença de 41 pontos num jogo de grande qualidade, garantindo o 1º lugar da classificação do torneio e a Nova Zelândia, com uma diferença de 20 pontos, derrotou a Austrália e atingiu o segundo lugar da Championship. E com estes resultados não houve, ao contrário das possibilidades que havia, qualquer alteração no Ranking da World Rugby, tendo o posicionamento e os pontos ficado os mesmos da semana anterior. 

Qualquer dos jogos foi muito bom de ver, mostrando-nos claramente modelos e formas do jogo muito avançadas e mostrando também o domínio dos gestos técnicos críticos que, não existindo, não permitem a continuidade de movimento sem a qual o número de fases que provocam os desequilíbrios ataque/defesa não são possíveis. Ver jogos destes — a que se podem juntar, porque se ganha também muito em vê-los, os jogos do rugby feminino do W.XV — permite repensar a inteligência táctica necessária aos jogos de nível superior. Para além da maior intensidade, a articulação colectiva, a compreensão das sequências, a capacidade de reação para se disponibilizar imediatamente em apoio, exigem uma capacidade física cada vez mais apurada. Uma atenção que os jogadores e as equipas portuguesas devem levar em linha de conta…

No penúltimo jogo das duas equipas adversárias dos Lusitanos nas próximas jornadas, os Black Lions não tiveram quaisquer problemas em derrotar os ditos Iberians por 26 pontos de diferença, marcando 7 ensaios contra os 3 marcados pelos espanhóis. 

Os Lusitanos defrontarão em Tbilisi, Avchala Stadium, os Black Lions em 12 de Outubro para depois irem terminar a sua prova a 20 de Outubro em Burgos contra os ditos Iberians de Espanha.

A vitória no torneio da equipa georgiana não deverá estar em causa — tem já 15 pontos contra 5 dos Lusitanos e zero dos ditos Iberians — embora os Lusitanos se conseguirem duas vitórias por 5 pontos (4 ensaios com diferença positiva de 3) atingirão também os 15 pontos mas terão dificuldades em conseguir o desempate para o seu lado. No entanto não se podem deixar surpreender pela equipa espanhola — perder por mais de 3 ensaios de diferença com 4 ensaios sofridos — para garantir, no mínimo o 2º lugar.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores