terça-feira, 11 de maio de 2010

DERRUBAR É FALTA




Nas definições da LEI 15 - PLACAGEM: PORTADOR DA BOLA ATIRADO AO SOLO pode ler-se:
  • Uma placagem tem lugar quando o jogador portador da bola, e que se encontra de pé, é agarrado por um ou mais adversários e é atirado ao solo.
  • O portador da bola que não é agarrado, não é designado como o "jogador placado", porque não houve lugar a nenhuma placagem.

As Leis do Jogo ditam ainda, na sua Lei 10 - JOGO ILEGAL/ANTI-JOGO, secção 10.4 - JOGO PERIGOSO E INCORRECÇÃO, que:

  • (g) Carregar perigosamente: é ilegal para qualquer jogador carregar ou atirar ao solo um adversário portador da bola sem tentar agarrá-lo

e estabelece como Penalidade o Pontapé de penalidade, podendo ainda o jogador ser suspenso ou expulso - secção 10.5 SANÇÕES


O que significa que a chamada "colher" - como qualquer outra forma de derrube - é falta e deve ser punida com um pontapé de penalidade, podendo - por se tratar de jogo perigoso - estar ainda sujeita a cartão amarelo.

As fotografias que aqui se publicam mostram um derrube - tipo futebol americano - que deverá ser punido com um pontapé de penalidade e sancionado com um cartão amarelo por jogo perigoso.
Neste contexto, vale a pena lembrar que a chamada placagem portuguesa é - como foi diversas vezes denunciado ao nível internacional - realizada, na sua grande maioria, em falta: sem procurar agarrar o portador da bola, trata-se de um derrube e não de uma, legal, placagem baixa. punível, portanto.


Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores