segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PORTUGAL VENCE O URUGUAI

Juntamente com a França e a Argentina, Portugal foi uma das surpresas - a mais agradável, diga-se - desta jornada da janela internacional de Novembro. Foram estas as três equipas que venceram adversários colocados em lugar superior do ranking IRB e que permitiu a cada uma delas subir alguns lugares.

De um ponto de vista de importância a melhor vitória  pertenceu à França (33-6) que se colocou em posição privilegiada para ser cabeça-de-série no sorteio do Mundial do próximo 3 de Dezembro. Já está em 4ª lugar e com hipóteses ainda - embora dependendo de terceiros - de poder incomodar a Austrália. Para já e no próximo sábado o adversário è a Argentina que, em Gales, se mostrou excelente vencendo com o relativo à-vontade de 26-12. Surpreendente e primeiro passo para garantir lugar no segundo jarro do sorteio. Quem, com derrota em casa contra adversário pior qualificado, parece ter ficado afastado definitivamente do primeiro jarro do sorteio é Gales - perdeu para a França quase 4 pontos, praticamente irrecuperáveis.

A França fez um jogo excelente contra os australianos - mesmo se favorecida no ensaio de Picamoles (uma saída directa pela esquerda da formação ordenada com conquista de terreno leva sempre a desconfiar da falta que o permitiu - e foram duas evidentes...) - numa demonstração de que o ataque e conquista da linha de vantagem constitui a chave do sucesso atacante e defensivo. Em ataque, o domínio da LV fixa os defensores não os deixando deslizar e obriga-os a subir mais lentamente, criando espaço de manobra que permite a utilização da superioridade numérica conseguida - e as linhas de corrida dos franceses foram tacticamente muito eficazes. Defensivamente e pela criação de superioridade numérica que a conquista da LV permite, os franceses puderam náo se deixar "consumir em demasia" sobre cada atacante e ter sempre jogadores disponíveis para intervir. O jogo França-Austrália foi muito interessante de ver, permitindo perceber a procura actual da criação de jogo com uma utilização da bola mais constante.  


Ranking IRB dos nove primeiros lugares a 12 de Novembro
Não deixa de ser interessante notar que muitos dos resultados deste fim-de-semana foram de números elevados para ambas as equipas mostrando uma interessante preocupação de utilização eficaz da bola. O que transforma o jogo num interessante espectáculo quer pela expressão da forma quer pela alteração de resultados.

O jogo dos All-Blacks com a Escócia foi uma maravilha de expressão da beleza do rugby. Se ao ataque e domínio da linha de vantagem - que já são bastante eficazes para impôr a capacidade de uma equipa - juntarmos, como o fazem os neozelandeses, a mudança de ângulos de corrida dos apoiantes garantindo que não existe paralelismo nas linhas de corrida, temos um luxo de utilização da bola. Para além da velocidade com que se apresentam para receber o passe... Mesmo se os riscos a correr de passes no limite do tempo ou passagens ligeiramente adiantadas junto ao portador da bola podem trazer alguns percalços. Mas quando a difícil sincronização existe, o movimento é imparável. Como se viu hoje de novo.     


Ranking IRB para as equipas próximas de Portugal a 12 de Novembro

Com a vitória sobre o Uruguai (32-25) - excelente num campo sempre muito difícil - Portugal conquistou pontos e lugares no ranking IRB e elevou os níveis de confiança para o jogo contra o Chile - que já ultrapassamos no ranking - do próximo sábado. Trazendo duas vitórias da América Latina a selecção nacional, para além de se aproximar do lugar que lhe compete - próximo do vigésimo lugar mundial - ainda transportará consigo uma outra forma de encarar os jogos de Fevereiro que contarão para o apuramento do Mundial. As reais possibilidades portuguesas de segunda vitória - o mais difícil está feito - parecem existir. Bastará - para impedir que algum diabo as possa tecer - que os internacionais portugueses mantenham a atitude competitiva de que hoje terão dado mostras. 

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores