sexta-feira, 27 de abril de 2018

QUEM VAI À FINAL?

Mais de um mês depois de ter terminado a fase regular do Campeonato principal, vai jogar-se amanhã o play-off que apurará as duas equipas que disputarão a final, portanto o título de Campeão de Portugal de 2017/2018.
Se a esta distância as qualidades demonstradas durante a fase regular forem ainda reais, o favoritismo para a passagem à Final - dir-se-ia, face aos indicadores apresentados (ver gráficos abaixo), quase total - pertence aos seus dois primeiros classificados, Agronomia e Belenenses. E isto é assim porque, apesar de ter sido o mais equilibrado campeonato dos últimos anos, existe uma diferença marcada entre as duas primeiras equipas e as restantes. Como se pode ver pela pontuação: Agronomia obteve 36 pontos de classificação, Belenenses 35 pontos, Cascais 20 pontos e Direito 18 pontos.
Passado um mês, estes jogos do play-off vão ser, por isso, mais marcados pela capacidade que tiverem as equipas de superar todo este tempo de treinos e sem jogos significativos do que pela herança da época que transportam. O que pode transformar alguma coisa. Mas são da Fase Regular e não do tempo não competitivo que existem dados e são estes, divididos em jogos em casa e jogos fora para adaptar à situação com que as equipas se confrontarão, que utilizarei.
No primeiro jogo, a jogar na Tapada, que opõe Agronomia (1º classificado) e Direito (4º classificado),   as diferenças da capacidade competitiva entre ambas as equipas para a situação de jogos em casa e jogos fora como agora acontecerá, são da ordem dos 62% de vantagem para os agrónomos.

Como se pode ver pelo gráfico, Agronomia conta por vitórias todos os jogos realizados na Tapada com uma Quota de Pontos que demonstra uma boa vantagem nos resultados conseguidos e, ainda que, na relação entre os pontos conseguidos e os pontos possíveis (92%) uma importante capacidade de marcação de ensaios (24 em cinco jogos) para atingir o patamar dos pontos de bónus. Quanto a Direito, que só obteve uma vitória fora de casa (contra o Cascais na penúltima jornada), a Quota de Pontos e a % de Pontos de Classificação mostra as dificuldades que sentiu sempre que teve que sair do conforto de Monsanto.
Por estes dados, Agronomia é o favorito incontestado. Veremos a influência que a falta de competição e o tempo passado (Direito parece ter recuperado os seus jogadores lesionados...) terá em cada uma das equipas. A que se deve acrescentar a experiência em jogos decisivos que, neste caso, funciona em favor de Direito - como aliás se viu no final da Fase e na procura de apuramento.
No jogo de domingo entre o Belenenses (2º classificado) e Cascais (3º classificado) a diferença da Capacidade Competitiva mostrada, no mesmo critério de jogos em casa e fora, é favorável aos azuis por 69%.
O Belenenses contou,em casa, por vitórias os jogos disputados mas com alguns resultados mais apertados, marcando 18 ensaios para 1 ponto de bónus mas sofrendo 13 ensaios numa demonstração de defesa vulnerável. O Cascais, por seu lado, não conseguiu qualquer vitória fora de casa, denunciando algum desconforto nas suas deslocações que, com 14 ensaios sofridos,  mostraram algumas incapacidades defensivas mas que, mesmo assim, lhes permitiu conquistar 2 pontos de bónus defensivos.
Se aqui também se põe a questão de saber da influência do demasiado longo tempo de paragem na capacidade competitiva das duas equipas, o favoritismo para presença na final está, no entanto, do lado do Belenenses.
Portanto e de acordo com os dados provenientes da Fase Regular, uma final inédita (?) Agronomia-Belenenses em perspectiva.
Mas faltam 80 minutos de jogo que podem, pela atitude, melhor adaptação às circunstâncias, melhor exploração de oportunidades ou maior controlo, tudo transformar e levar outras equipas à Final. Num play-off não há vencedores antecipados e a capacidade competitiva de cada equipa irá ser posta à prova de uma maneira decisiva. O passado conta menos, a coesão de cada equipa conta mais e o futuro, aberto às melhores iniciativas e atitudes, desenha-se no quadro branco do jogo apenas limitado às Leis que o controlam. 
Que sejam bons jogos.    

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores