Neste fim-de-semana - sexta-feira à noite - ficar-se-á a saber qual, entre Canadá e Hong Kong, será a última equipa a apurar-se para o Mundial do próximo ano no Japão.
Aos vizinhos espanhóis caberá, depois da normal vitória contra a Namíbia, defrontar Samoa num jogo que mostrará da melhor forma as suas actuais capacidades depois do banho de culpas e disparates da sua eliminação da qualificação para o Mundial.
Na área portuguesa do terceiro escalão europeu — Portugal defrontará a Namíbia e as previsões do resultado serão dadas amanhã — interessa-nos o jogo Holanda-Suiça. A provável vitória holandesa — venceu a Polónia por 49-0 — colocá-los-á como principal adversário de Portugal para a ascensão ao 2º escalão.
Dos restantes jogos, o Inglaterra-Austrália e o Gales-África do Sul serão de não perder bem como o França-Fiji que pode sempre, para além de mostrar para que lado caminham os franceses, ter momentos inesquecíveis de habilidade técnica fijiana. Para além de que uma vitória fijiana levará à troca de lugares no ranking. O mesmo se passando, aliás, se acontecerem vitórias da Austrália ou da África do Sul que ultrapassarão os seus adversários directos, enquanto que a Argentina para trocar de lugar com a Escócia necessitará de vencer por mais de 15 pontos.