O Desporto — na área designada de Rendimento onde a superação e o resultado são os indicadores de desempenho — é, pelos princípios e valores que o definem, um espaço de excelência do mérito. Porque, ao procurar objectivamente o melhor resultado, o Desporto Rendimento ignora as diferenças sociais, culturais, étnicas ou religiosas para se centrar nas capacidades e talento adequados a cada modalidade, tornando-se, assim, num espaço de inclusão e integração. Sendo este um dos valores sociais do Desporto, a sua aplicação fica, muitas vezes, reduzida ao curto espaço da envolvente próxima dos clubes, não conseguindo assim potencializar todas as vantagens sociais e desportivas da abertura de portas ao mérito.
A Escolinha de Rugby da Galiza da Santa Casa da Misericórdia de Cascais e que nasceu em 2006, tem por Missão, sempre pela mão atenta e tenacidade da sua alma mater, Maria Gaivão, incentivar a prática do Rugby junto das crianças e dos jovens que vivem no Bairro da Galiza. Mas resolveu ir mais longe e alargar as suas fronteiras, proporcionando uma maior integração social aos seus rugbistas.
E se melhor o pensou, melhor o fez ao estabelecer uma parceria com a equipa de rugby do St. Julians School (St. Julians Rugby Club), colégio onde estudam alunos vindos de diversas e diferentes áreas da região de Lisboa. Esta parceria desportiva entre os dois clubes e que adoptou o nome de Jaguar — Julian’s And Galiza’s United At Rugby — proporciona uma verdadeira integração ao relacionar, através de uma base de gosto comum e num ambiente competitivo, jogadores oriundos de bases sociais muito diferentes.
Os resultados são suficientemente interessantes para motivarem o interesse da Rugby World que, através do vídeo que reproduzimos, o dá a conhecer ao Mundo como exemplo do objectivo procurado de proporcionar o Rugby a todos. Proporcionando, simultaneamente, a inclusão que o mérito desportivo permite.