sexta-feira, 13 de novembro de 2020

INÍCIO DA TAÇA DO OUTONO DAS NAÇÕES


Para um sábado e domingo de obrigatória permanência das tardes em casa, o programa de rugby que a Sport TV transmitirá, vai, para os adeptos do rugby e se houver duas televisões em casa, ser uma boa hipótese de entretenimento. Continuando a disputa do Tri Nations na bolha australiana do outro lado do mundo, na Europa começa a Taça do Outono das Nações — a competição que veio substituir as habituais digressões de Novembro, garantindo assim as receitas necessárias às diferentes federações em jogos que, embora não tendo público, terão as receitas de televisão e da publicidade — com a presença da Inglaterra, França, Irlanda, Escócia, Gales, Fiji e Itália. A presença de Fiji que poderia estar a fazer o Tri-Nations deve-se, com certeza, ao facto de a grande maioria dos seus jogadores se encontrarem a jogar em clubes europeus e ser muito mais fácil, em tempos sanitariamente difíceis, mantê-los a jogar por cá do que obrigá-los a dar a volta ao mundo.

A Nova Zelândia não deverá ter qualquer dificuldade em vencer uma Argentina que se apresenta sem a rodagem necessária para enfrentar equipas de tão alto nível como são os AllBlacks. Apesar das fracas prestações conseguidas neste tempos de pandemia, Gales poderá proporcionar — e espera-se que o faça — com os irlandeses, o jogo mais equilibrado da jornada. Os outros, facilmente se admite, são de vencedores antecipados. 

Em princípio, com excepção do Itália-Escócia que os escoceses ganharão, as equipas da casa sairão vencedoras. Como maior curiosidade o comportamento dos georgianos frente à Inglaterra - será que nos convencerão que deveriam estar no 6 Nações, seja pela descida da Itália, seja pela ampliação para sete equipas.

Estas previsões, feitas com base nos pontos de ranking da World Rugby, balizam a diferença do que poderá ser considerado um resultado normal. Pela diferente diferença, passe o pleonasmo, obtida se pode perceber a qualidade do resultado: Bom se diminui a diferença, mau se aumenta a diferença prevista, permitindo ainda gradualizar de acordo com o jogo dos números.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores