terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

OS PITÕES DE ALUMÍNIO PODEM SER UTILIZADOS, EXCEPTO SE…

Passei anos da minha vida profissional a lidar com diversos tipos de pavimentos artificiais para campos de futebol e/ou rugby. As demonstrações feitas e as regras de utilização permitiram sempre o uso de pitões de alumínio nas mais diversas relvas artificiais.

O princípio da sua possibilidade de uso é simples de entender: o que não rasga a pele, não corta os filamentos artificiais. Portanto se de acordo com as dimensões oficiais — Regulamento 12 da World Rugby — e desde que não tenha arestas ou fissuras por uso deficiente, os pitões de alumínio são autorizados desportiva e cientificamente (não estragam a superfície de relva artificial que não pode ser confundida com uma qualquer alcatifa — onde os pitões de alumínio escorregarão…)

Estes pitões podem ser utilizados em qualquer relvado natural ou artificial

Em nenhuma parte regulamentar se encontra qualquer impossibilidade de utilização de pitões de alumínio e para que seja aceite a restrição de um clube será necessário que seja homologada pela Federação Portuguesa de Rugby que não terá qualquer razão objectiva ou regulamentar para o fazer.

Jogadores com pitões de alumínio em relvados internacionais

Assim o incidente do Cascais-Direito não tem qualquer sentido e não cabe ao árbitro verificar mais do que saber se os pitões criam ou não situações perigosas de contacto com os jogadores na salvaguarda da sua integridade física — e essa atitude aplica~se a qualquer tipo de pitões, não apenas aos de alumínio. 

O jogo e o seu desenvolvimento dispensam interpretações a vulso e desenquadradas.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores