sábado, 18 de fevereiro de 2023

DECIDIR JOGAR CÁ OU LÁ

Neste fim‑de‑semana joga-se a última jornada da fase de grupos da Rugby Europe Championship. Depois de dois jogos de evidente desequilíbrio competitivo disputar-se-ão — finalmente — jogos que mostrarão a capacidade real do momento de cada equipa. 
Esta fórmula de disputa do campeonato consegue distorsões na pontuação do ranking que fazem pouco sentido: Portugal que conseguiu 2 vitórias com 119 pontos marcados e 20 sofridos, conseguindo uma diferença de 99 pontos, obteve 00,01 pontos de ranking; a Roménia, também com duas vitórias, marcando 123 pontos e sofrendo 32, numa diferença de 91 pontos, obteve 00,63 pontos de ranking. Ou seja, jogando contra as mesmas equipas, Portugal com um melhor resultado global viu a Roménia aproximar-se em 00,62 pontos de ranking. Critérios…
Mas, amanhã, no Restelo existem possibilidades de reparação. Uma vitória colocará Portugal com 66,62 pontos e, se a diferença fôr superior a 15 pontos de jogo, traduzir-se-á em 66,95 pontos. Está portanto nas nossas mãos afastar da nossa posição classificativa este também mundialista.


De novo se coloca a questão da coesão da equipa. Embora com um número mínimo de 5 para um total de 308 selecções numa média de 21, os jogadores que iniciarão o desafio procedem de 13 diferentes clubes — 3 portugueses e 10 franceses. O que, em momentos de grande pressão, podem traduzir a sua acção num “a ver se” pouco alinhado neste desporto de enorme sentido colectivo onde à informação proveniente de uma leitura comum que permita a adaptação grupal adequada à situação que se enfrenta com recurso aos engodos que, simulando, enganem o adversário a que se tem que juntar a velocidade de corrida e de técnica e de táctica para fazer a diferença final que permitirá a vantagem.
A esta proveniência clubista e com a falta do capitão Appleton, juntam-se 40% de jogadores não formados em Portugal, provenientes, portanto, de uma linguagem formativa distinta  e que pode não ajudar quando o espaço e o tempo diminuem e a exigência do melhor entendimento aumenta.
A vitória de Portugal, neste jogo entre mundialistas, significará que o jogo das meias finais contra o segundo classificado do Grupo A (Espanha provavelmente) será jogado no território português. Em caso de derrota o jogo das meias-finais será disputado muito possivelmente na Geórgia — o mais que provável vencedor do Grupo A. O que faz uma enorme diferença para o acesso às finais que se disputarão em Badajoz…
…em casa, portanto. Vamos lá à vitória!


Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores