quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

PERGUNTA

Hoje em dia qualquer pessoa interessada tem acesso a estatísticas de dezenas de jogos de rugby espalhados pelo mundo, a dados sobre idade, altura e peso de centenas ou milhares de jogadores. São dados públicos que têm a vantagem da comparação. Da aproximação. Do conhecimento. De tornar mais interessante ao adepto o interesse pelo jogo.
Em Portugal, dos jogos dos nossos campeonatos, não há estatísticas que se conheçam e, por isso, nada sabemos da efectiva qualidade do jogo que praticamos. Tão pouco as dos jogos de nível internacional que, comparando-nos, nos podiam fazer reflectir sobre os caminhos do nosso desenvolvimento técnico-táctico.
Como podemos saber quão certeiro é aquele pontapeador, quão preciso é o lançador ou qual a capacidade do saltador? Como podemos ser mais precisos na imagem que temos dos jogadores e das equipas?
E não há porquê? Porque não se preocupa a Federação em fornecer esses dados? Porque, pacoviamente, achamos que publicá-los significa dar dados ao adversário - o acesso ao vídeo, cada vez mais público e internacionalmente assegurado, terminou com a clandestinidade e garantiu o conhecimento alargado - ou porque não percebemos as vantagens que o seu conhecimento permitirá para a aproximação entre adeptos e as capacidades das suas equipas? Ou, pura e simplesmente, para que se possa falar de Rugby com uma outra dimensão?
Sem um sistema de estatísticas público e acessível, nada saberemos do nosso Rugby e das suas capacidades, ficando-nos por uma mero entretém... e muito longe do rendimento que define o nível de um desporto federado.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores