O XV de Portugal fez, nesta primeira das três etapas de Apuramento, o que lhe competia: vencer!. Já favorito, venceu no entanto por números que ultrapassaram as expectativas com a marcação de 6 ensaios que, para além da garantia de 1 ponto de bónus ofensivo, mostraram de novo a qualidade do nosso três-de-trás. Pena foi a habitual indisciplina — 9 penalidades sofridas só na 1ª parte e 2 cartões amarelos — um na 1ª parte e outro no final do jogo.
Os Estados Unidos venceram — para além de obterem também um ponto de bónus ofensivo — por uma diferença que, superiorizando-se na relação marcados-sofridos, lhes permite ocupar o 1º lugar da tabela classificativa.
Com uma semana de intervalo para trabalhar as fases menos conseguidas, Portugal e os Estados Unidos mostram-se como os dois verdadeiros pretendentes ao último lugar disponível de acesso ao Mundial de 2023. De facto e após estes dois jogos da 1º Jornada, as duas equipas mostram-se como as únicas prendentes e estão a ver-se numa finalíssima a 12 de Novembro.