segunda-feira, 9 de outubro de 2023

APURADOS OS QUARTO-FINALISTAS


 Terminou a fase de Grupos do Mundial e nesta 5ª jornada uma bela surpresa — Portugal venceu Fiji por 24-23, ficou no 4º lugar do Grupo C à frente da Geórgia com quem tinha empatado 18-18 e obteve ainda 4 pontos de ranking da World Rugby ficando agora colocado — melhor de sempre — no 13º lugar. Foi um final feliz para um início na fase de apuramento pouco auspiciosa e que só um erro brutal da Espanha permitiu ultrapassar. Marcaram-se pontos no prestígio do rugby português que não se ficou só por uma equipa interessante que jogava agradavelmente mas que não se mostrava capaz de ganhar. Desta vez foi e a eficácia passou a prioridade. Belo jogo, o melhor que alguma vez vi uma selecção de Portugal fazer.

As perspectivas estão abertas e agora é necessário que não haja deslumbramentos que escondam as necessidades reais de transformação. Se queremos resultados internacionais temos que nos organizar de acordo com o nível onde pretendemos competir.

Pela ideia sem nexo de definir os cabeças de série três anos antes do início do Mundial iremos ter agora nos quartos-de-final , duas finais com as melhores equipas — e iremos ter meias-finais em que duas das quatro melhores equipas actuais — veja-se o actual ranking — não participarão. Azares de uns, sorte de outros…

Assim nos quartos-de-final teremos:

  • Gales - Argentina
  • Irlanda-Nova Zelândia
  • Inglaterra-Fiji
  • França-África do Sul

com o segundo e quarto jogos a serem autênticas finais.  

 

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores