segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

2. APOIAR

Avançar exige organização colectiva, não é um acto individual. O apoio dá forma a essa organização, procurando fornecer ao portador da bola as soluções que lhe garantam – possibilitando assim correr os riscos necessários á criação de desequilíbrios - a manutenção da posse da bola para a sua equipa.
A mais eficiente forma do apoio é a organização em losango: o portador é o vértice frontal, um jogador “por dentro” e outro “por fora” fazem o apoio lateral a permitir diferentes opções havendo ainda um outro jogador em apoio “profundo” com a missão de garantir a posse da bola ou o aproveitamento de qualquer intervalo que seja criado na defesa. Também se pode dizer que o apoio é formado por um portador, dois asas (um interior, outro exterior) e um cauda.
À medida que cada jogador fica empenhado, pela posse da bola ou pelo apoio em contacto que tenha que efectuar, o losango vai-se transformando. Exemplo: o inicial portador passa a apoio interno, o novo portador seria o anterior apoio externo, o apoio profundo ou cauda passa a apoio externo ou asa exterior e o apoio interno ou asa interior passa a apoio profundo ou cauda. E assim sucessivamente numa permanente movimento para manter a bola viva.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores