sábado, 24 de setembro de 2011

CURIOSIDADES E CRIATIVIDADE

Jogo entre a Austrália e os Estados Unidos mostrou - apesar do banho australiano de 11 ensaios contra um - algumas curiosidades estatísticas.

Por mais estranho que pareça a Austrália foi dominada quer em termos de posse de bola, quer de conquista territorial. E no entanto ganhou com uma diferença de sessenta e dois pontos! Interessante e intrigante.

Os Estados Unidos conseguiram 54% de ocupação territorial e 53% da posse da bola, obrigando assim os australianos a realizarem 90 placagens contra 77 dos americanos. Mas marcaram onze ensaios...

Esta situação coloca de novo a questão da importância da posse versus capacidade de utilização. E como demonstram os números: a capacidade de utilização eficaz da bola resulta em pontos, a posse nem sempre - como podemos ver no exemplo, ainda na 1ª parte do jogo, da criação, por parte dos americanos, de 20 fases infrutíferas com a defesa australiana, com maiores ou menores dificuldades, a sobrepôr-se. O que vale mais? Defender bem ou ter a posse da bola?

Aqui chegados, temos outro ponto importante de discussão: que vantagens proporciona a posse da bola?

A primeira e mais evidente: enquanto de posse da bola o adversário não poderá marcar pontos - o que sendo uma forma de impedimento não evita, por si só e a julgar pelo jogo em causa, a derrota.

A segunda e mais interessante: quem tem a posse da bola tem a possibilidade do controlo da situação, detendo o tempo e o modo da acção. O que é uma óbvia vantagem e permite explorar a situação defensiva atacando, com a força surpreendente dos argumentos ofensivos, os pontos fracos defensivos. Ou seja, quem tem a bola, tendo a vantagem da decisão, pode criar as surpresas necessárias ao desequilíbrio defensivo e marcar pontos. Para o que necessita de duas coisas: dominar as técnicas e tácticas do uso da bola e ser capaz de impedir que o adversário antecipe a sua decisão. O que de novo nos leva até à formação dos jogadores e aos métodos a utilizar.

...E mantém a criatividade como instrumento da manobra do jogo.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores