sexta-feira, 8 de março de 2019

6 NAÇÕES: AS PREVISÕES DA 4.ª JORNADA


Nesta 4ª jornada do 6 Nações as previsões que habitualmente são citadas neste XV CONTRA XV — como se pode ver no quadro que acima se apresenta — são concordantes: Gales, Inglaterra e Irlanda, as duas últimas fora-de-casa, vão ganhar os jogos. Com maior, como se prevê no caso de Gales, ou menor, como se prevê no caso da Inglaterra, dificuldade.

Para além do jogo de Murrayfield que se espera capaz de bons momentos de jogo e onde Gales mostrará a sua maior capacidade de jogo no chão para criar as sequências necessárias ao encurtamento da linha defensiva, colocando-a na dificuldade de ocorrer ao fecho de espaços ou a defender-se do jogo ao pé sobre as diagonais do campo ou mesmo na verticalização do jogo-ao pé.

Em Dublin, o mais interessante será saber se existe algum progresso da França e se o seu sistema 1-3-3-1 começa a mostrar-se mais automático. E pode haver momentos tácticos interessantes na tentativa francesa de atacar os corredores laterais — a defesa irlandesa do meio-campo é normalmente próxima e rápida — através do jogo de passes ao largo, recorrendo para isso à cedência imediata da linha de vantagem mas colocando ao “3-de-trás” irlandês um problema de complicada solução: ou sobem e deixam apenas um homem para se aguentar com os pontapés que surgirão apoiados em 3 ou 4 perseguidores ou verão a ultrapassagem dav”linha de vantagem” ser feita e cujo êxito dependerá da rapidez de formação do apoio francês. Mas o sistema francês com Picamoles e Iturria como avançados-pontas! ajuda. A ver...

A Inglaterra deverá aproveitar o adversário mais fraco do Torneio para continuar a consolidar o seu modelo de jogo a que deverá acrescentar uma ou outra novidade que permita o recurso a um plano B quando necessário. Mas procurará também um ponto-de-bónus para poder, cada vez mais e como a Rugby Vision do neozelandês — mas investigador do americano instituto MIT — Niven Winchester e o site australiano da QBE consideram, ser a futura vencedora do Torneio. Situação para a qual se apresenta com  a percentagem, respectivamente de 63,5 % e 49% de probabilidades. Mas para Gales e apesar de ser a única equipa com hipóteses de conquistar o Grand Slam, apresentam probabilidades menores do que 40%.

Ou seja e de acordo com as previsões, temos um vencedor geral mas não teremos conquistas quer do Grand Slam quer da Triple Crown. O que sugnifica equilíbrio competitivo a meses de um Mundial...

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores