sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

6 NAÇÕES E PORTUGUESES E PORTUGUESAS EM ACÇÃO


 Com dois jogos a não perder — Irlanda/Gales e Escócia/Inglaterra que disputam entre si a anual Calcuta Cup — a 3ª jornada do 6 Nações pode abrir caminho para vencedor antecipado do Torneio como será praticamente o caso se a Irlanda ganhar e a Inglaterra perder. 

Com uma equipa muito jovem, Gales terá poucas possibilidades de se opôr no Aviva Stadium com eficácia mas um dos seus jogadores, diz que o caminho para a vitória passa por um início de jogo muito rápido — tentando desgastar os irlandeses e impedi-los de passar 80 minutos nas habituais sequências demolidoras. No entanto, a Irlanda é francamente, como mostram as previsões, favorita e são evidentes as suas perspectivas de vitória. Obviamente que os adeptos galeses contam com a capacidade de Gatland para encontrar os “truques” que possam transformar a equipa de Gales em vencedora. Mas Farrell também é muito experiente e muito sabedor..

No Escócia-Inglaterra, o equilíbrio deverá ser a nota dominante com a probabilidade de vitória escocesa mais acentuada. Mas, de facto, uma vitória inglesa não surprenderia ninguém, assentando a duvida do seu êxito, no facto de continuarem a jogar um rugby de colisão — já abandonado pelas equipas dos seus melhores clubes — procurando a conquista de terreno pelo jogo-ao-pé que, muitas vezes, se transforma num ping-pong insuportável. Mas sendo uma equipa consistente como é, pode sempre conseguir a vitória.

Do França-Itália ninguém espera história pese embora a equipa francesa — que mais uma vez não contará com Dupont que se estreará nos Sevens de Vancouver — não ter ainda mostrado as capacidades que fizeram dela uma potencial , embora falhada, candidata ao titulo mundial.

Duas equipas portuguesa vão também estar em acção este fim‑de‑semana: a Selecção feminina que joga contra a Holanda e a selecção masculina Portugal A que jogará com a Inglaterra A em Leiscester apresenta uma equipa muito jovem — demasiado jovem e muito pouco experiente até — para defrontar uma equipa inglesa cheia de jogadores experientes — cinco deles já com a experiência de jogos-testes — e muito habituados a jogos de alta intensidade e que são, segundo Borthwick, referindo-se aos jogadores do quinze inicial: “que, acreditamos, têm o potencial para estar na quinze Inglaterra dentro de muito pouco tempo.

A selecção feminina estreia-se, depois de ter vencido o Trophy em 2022/23, no Women´s Championship que, pela primeira vez, tem quatro eqfprfprwww uma difícil tarefa frente a holandesas mais traquejadas — já venceram a Suécia por 59-0 — e já habituadas a este nível.— ocupam o 15º lugar do ranking mundial enquanto as portuguesas estão classificadas no 27º lugar o que representa, tendo como base o histórico do rendimento das duas equipas,  uma diferença de cerca de 26 pontos de jogo entre as duas equipas. Significa portanto — é bom não esquecer que o rugby feminino português está ainda em fase de implantação e atracção — que qualquer resultado de diferença inferior a estes números, será um bom resultado. Que façam um bom jogo e que consigam um bom resultado.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores