sábado, 4 de janeiro de 2025

FINAL DA 1ª VOLTA


 Terminou — com 3 jogos para cada equipa de cada Grupo — a 1ª volta da Fase de Apuramento do TOP12 da Divisão de Honra. 

Da análise realizada e embora o baixo número de jogos não permita conclusões significativas, podemos ver que é no Grupo B que está a série mais equilibrada — ou seja: com um global de menos pontos e menos vitórias, os resultados entre as equipas que o constituem são menos previsíveis uma vez que tem o menor valor Noll-Scully embora tenha também o menor valor de Pareto e que significa, pela maior distância aos 80%, um conjunto também desequilibrado (quanto mais próximo o valor fôr de 20%, maior será o desequilíbrio do conjunto). Note-se que o TOP10 2023/24 teve um Noll-Scully de 2,48 para um valor de 1 que significa o equilíbrio.

No entanto o equilíbrio não é suficiente para garantir um nível competitivo que possa preparar os jogadores para os jogos de apuramento do Mundial.

Dez dos dezoito jogos (55%) realizados tiveram resultados com uma diferença de 15 ou mais pontos para os vencedores, chegando a existir resultados — 97-7, 94-12, 64-14 ou 50-0 — inadmissíveis para um principal campeonato de um país que pretende estar presente no próximo Mundial.

Com uma diferença de pontos entre posições classificativas tal — como se pode ver no gráfico seguinte — entre o 1º e 3º lugares e entre o 2º e 3º lugares percebe-se que apenas no Grupo B existe a possibilidade de qualquer das equipas poder chegar aos dois lugares que qualificam para o “seis” da Fase Final. Nos outros Grupos o 1º lugar aparenta estar atribuído e, dadas as diferenças de qualidade das equipas, os 2º lugares devem também estar determinados.

Com o calendário definido, os jogos internacionais decisivos para apuramento para o Mundial e que se realizarão em 2 de Fevereiro - Bélgica - e 9 de Fevereiro - Alemanha - não contarão com jogadores que jogam o campeonato interno em condições de competitividade suficiente para o nível internacional onde vão competir, porque, até lá, não terão, nas três jornadas que jogarão até lá, uma constância de jogos competitivos que lhes sirvam de preparação. O que é um problema e que aumentará com a necessidade de adaptação às novas regras que obrigam a adaptações tácticas que exigem treino e experiência. E não vai ser fácil ultrapassar esta difícil situação que, para que o acesso ao Mundial seja uma realidade, necessita que os treinadores exijam às suas equipas e aos seus jogadores muito treino para melhor adaptação e muita determinação nesta 2ª Volta que hoje começa. Embora preocupado, esperemos para ver.

 

UMA BOA SUBIDA


 

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores