quarta-feira, 28 de março de 2018

ANÁLISE DA FASE REGULAR DA CN1B

O CDUP, com uma capacidade competitiva média de 86% - superior em 16% ao melhor classificado, Agronomia, do CN1A - fez uma quase excelente época no CN1B contando por vitórias todos os jogos disputados. Mas, sendo a 3ª equipa em pontos sofridos, mostra, para além de algumas deficiências em termos de coesão colectiva (uma das resultantes de uma boa coesão é a elevada capacidade defensiva) algumas debilidades defensivas como se percebe na relação entre a Taxa de Sucesso (% de vitórias) e a Quota de Pontos de Jogo e é ainda verificável através do Factor de Vantagem. Esta debilidade defensiva para uma equipa que, na próxima época, irá estar a disputar a divisão principal deve merecer um cuidado especial no que toca à sua próxima preparação - por razões de calendários o CDUP terá entrado em mais de 5 meses de "férias" num disparate de planeamento anticompetitivo e desajustado.   
A capacidade atacante do CDUP ficou bem demonstrada no volume de ensaios marcados (52 com uma taxa por jogo de 5,2) e nos pontos de bónus conseguidos (6) em 10 jogos. Com menos ensaios sofridos ficou a equipa do Técnico que conseguiu 5 pontos de bónus ofensivos mas averbou 3 derrotas - duas contra o líder CDUP e uma contra o Montemor.
O quadro seguinte mostra que a competitividade deste grupo se limitou às três equipas que se qualificaram nos lugares imediatamente abaixo do CDUP.  
Valendo 6 pontos no Índice de Competitividade - justificáveis na diferença entre as 10 vitórias do primeiro classificado e as zero vitórias do último classificado - este campeonato CN1B foi, na compatração da competitividade dos diversos campeonatos desde 2000, o mais desequilibrado de sempre - naturalmente no que comparativamente diz respeito aos campeonatos cimeiros da modalidade.
Algoritmo VCoucello
Se aliás, olharmos para o quadro seguinte podemos verificar, através de valor das dimensões de análise que definem a Quota de Pontos de Jogo e a Taxa de Pontos de Classificação que a relação entre os resultados conseguidos pelos clubes que disputaram o campeonato da divisão principal do ano passado e que este ano disputaram o CN1B é bastante favorável a esta época.
O que significa que, tendo diminuído bastante as dificuldades competitivas de cada equipa, o actual campeonato CN1B se apresentou mais desequilibrado e com jogos de menor nível competitivo do que aqueles que tiveram de enfrentar na época passada.
Estes valores, bem como os valores que resultam da análise do Índice de Competitividade, têm importância quando se pensa em aumentar ou diminuir o número de equipas participantes num campeonato e devem sempre ser tidos em conta, permitindo balizar os limites e não deixar que as coisas aconteçam subordinadas as outras condicionantes que não as de mero valor desportivo. Para que um campeonato seja competitivo é necessário que seja o mais equilibrado possível, isto é, que os resultados não sejam adivinháveis e que qualquer equipa possa mostrar-se capaz de vencer qualquer um dos jogos - com enormes vantagens quer para as exigências técnico-tácticas das equipas e dos jogadores, quer para o interesse que possa despertar nos espectadores.
Para a próxima época o campeonato principal será disputado por oito equipas e se o CDUP se mostrar capaz de atingir as expectativas que conseguiu criar esta época e o Técnico - tendo ainda, num disparate desportivo sem nexo mas a imitar o maior disparate da Rugby Europe, de disputar um jogo de barragem com o primeiro classificado da CN2 que, em salto de cavalo, ultrapassa 4 equipas melhor qualificadas - conseguir resultados equivalentes aos da época passada podemos, tendencialmente, acreditar num campeonato equilibrado e competitivo. Mas que exigirá das equipas uma boa preparação.
Um campeonato equilibrado e competitivo será bom para todos: equipas, jogadores e espectadores. E naturalmente para o Rugby português que nesse equilíbrio terá uma plataforma de desenvolvimento como base de resultados internacionais que o projectem interna e internacionalmente.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores