sexta-feira, 2 de março de 2018

QUEM SÃO OS FAVORITOS?

Taxa de Sucesso = nº de vitórias/nº de jogos
Quota de pontos = pts marcados/Σ marcados e sofridos
% pontos classificação = pós obtidos/pontos possíveis 

Quem vai ganhar nesta 9ª jornada do CN1 A?
Se os números que representam o passado de cada equipa a jogar em casa ou nas suas deslocações significam alguma coisa, é possível fazer o exercício de atribuir o favoritismo a uma das equipas, recorrendo a indicadores que definem a capacidade competitiva das equipas cuja percentagem média é representada pelo número sobre as barras no gráfico que se apresenta.
Como se pode verificar apenas o primeiro jogo mostra com algum equilíbrio competitivo possível pois que a diferença de capacidade competitiva entre as equipas adversárias dos restantes jogos é bastante elevada - 68% de vantagem para o Cascais e 52% de vantagem para o CDUL.

O Agronomia-Belenenses, jogo entre os actuais primeiros classificados, deve ser - apesar da  diferença de 23% na capacidade competitiva dos jogos em casa favorável à Agronomia sobre a capacidade de jogo fora do Belenenses - o jogo mais equilibrado. Apesar do Belenenses ter o melhor registo de todas as equipas em jogos fora, o favoritismo recai sobre os agrónomos que se têm mostrado muito poderosos quando jogam em casa.
Nos outros encontros as equipas que jogam em casa - Cascais e CDUL - são francamente favoritas. Até porque quer o Direito quer a Académica não têm ainda qualquer vitória fora. Facto que, curiosamente, também se passa com as equipas visitadas desses dois jogos. Ou seja: no actual campeonato de nível mais elevado do rugby nacional há quatro equipas, ao fim de 8 jogos que ainda não conseguiram qualquer vitória em terrenos adversários, mostrando assim algum desconforto nas deslocações. Equipas que viajam mal como se diz na gíria. Mesmo se a viagem para a excepção da Académica e de jogos em Coimbra não passa de um palmo de quilómetros.

Portanto favoritismo para a vitória de Agronomia, Cascais e CDUL sem grande mexida na classificação excepto se Agronomia conseguir um ponto de bónus sem que o mesmo aconteça ao Belenenses, situação em que trocarão de posições na tabela classificativa.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores