terça-feira, 15 de outubro de 2019

QUEM PODE GANHAR?

Dos oito quarto-finalistas quem terá maiores hipóteses de ganhar o Mundial. Apesar de nem todas as equipas terem feito o mesmo número de jogos tentemos utilizar indicadores que nos possam mostrar quem se tem apresentado como mais forte
Neste primeiro quadro que mostra a capacidade de execução pela relação entre a marcação e impedimento de ensaios, a Nova Zelândia apresenta-se no primeiro lugar.

O esforço de cada equipa demonstrado nos metros de transporte de bola necessários para marcar um ensaio coloca Gales e a Irlanda como os mais eficazes com um menor esforço — menos metros para atingir o ensaio.

A Taxa de Eficácia do Apoiodeterminada pela relação entre as rupturas da linha defensiva que 
terminaram em ensaio, mostra a capacidade de organização do apoio na garantia da continuidade do movimento. Neste campo a Austrália mostrou-se como a mais eficaz tendo a França o pior resultado e curiosamente os “reis” do apoio — os All Blacks — e os seus alunos mais próximos, o Japão, apresentam os mesmos 31% de eficácia.


A melhor relação entre as placagens tentadas e bem sucedidas é apresentada pela Irlanda com 89% —
 os neozelandeses enquanto melhores atacantes têm 85% de sucesso.

A partir destes dados é fácil perceber a competitividade que envolve os próximos jogos dos quartos-de-final. Como resultado destas estatísticas e pelos lugares conseguidos nas diferentes tabelas pode estabelecer-se, valendo o que vale, uma classificação (entre parêntesis os pontos e a posição do ranking RW).

  1. Irlanda, 46 pts (85,93 - 4.º)
  2. Nova Zelândia, 36 pts (90,98 - 1.º)
  3. África do Sul, 36 pts (85,75 - 5.º)
  4. Inglaterra, 34 pts (88,13 - 3.º)
  5. Gales, 29 pts (88,87 - 2.º)
  6. Austrália, 25 pts (83,52 - 6.º)
  7. Japão, 20 pts (82,08 - 7.º)
  8. França, 16 pts (81,38 - 8.º)

Os dois primeiros lugares ficarão resolvidos já no domingo e o vencedor será, naturalmente o grande candidato a vencer o Mundial. Mas... os números são o que são e o que conta são os jogos.



Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores