quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ESCÓCIA SURPREENDENTE

Apesar de, em alguns casos, o fim-de-semana de fecho poder ter pesado na concentração dos jogadores, o rugby mantém a capacidade de surpreender – sendo um jogo onde dificilmente os mais fracos conseguem vitórias sobre os mais fortes, as equipas tradicionais conseguem as artes mágicas da superação para ultrapassar as previsões feitas com base em jogos anteriores e pontuações do Ranking IRB. E isso é bom. Porque aumenta o interesse e permite sempre, a atletas, treinadores e adeptos, a certeza de que há sempre uma esperança de vitória. E esse exemplo, estendendo-se, transforma o clima do tempo dos jogos em momentos particularmente mágicos. De festa.
Jogos
Previsão
Resultado real
Vencedor
Diferença pontos
Vencedor
Diferença pontos
Gales - Fiji
Gales
12 a 19
Empate
0
Escócia -África do Sul
África do Sul
5 a 11
Escócia
4
Inglaterra – Samoa
Inglaterra
28 a 34
Inglaterra
13
Itália – Austrália
Austrália
18 a 24
Austrália
18
Irlanda – N Zelândia
N Zelândia
15 a 21
N Zelândia
20
França – Argentina
França
8 a 14
França
6
Geórgia – Canadá
empate
-3 a 3
Geórgia
7

A Escócia é a heroína do fim-de-semana. De underdog, virou o jogo, dominou o resultado e fez a festa de sábado á noite nas terras altas escocesas. Ganhou aos Campeões do Mundo! Comparativamente fez o mesmo que o futebol português… e o sonho de um Mundial de bom nível cresceu.

Outro excelente resultado pertenceu a Fiji que não deixou que Gales se vingasse da derrota no último campeonato do mundo. Aliás Gales foi salvo de maneira pouco aceitável pelo apito do árbitro – um ensaio de penalidade inexistente - que levou o colunista Stephen Jones (The Sunday Times, Rugby World) a lembrar que “continua a terrível tradição dos árbitros para prejudicarem as nações mais fracas”. Samoa também não esteve mal a aguentar a Inglaterra e ambos – Fiji e Samoa – mostraram, dentro do campo, que pertencem ao Tiers1.

A Austrália fez o que lhe competia e a França continua, embora ganhando, sem mostrar as qualidades que é costume atribuir-lhe – veremos no próximo sábado, entre ambos, o nível da base de preparação para o Mundial.

Vencendo em Tibilisi o Canadá - próximo adversário de Portugal - a Geórgia mostrou de novo a importância de que se reveste o seu factor casa e da sua política de colocação de jogadores no campeonato francês. Subiu um lugar no ranking (agora 16º) e eleva as expectativas para o próximo jogo com os Estados Unidos..

Valor seguro continua a Nova Zelândia: ganha, diverte e ensina!. Preparando-se para regressar a casa com um cesto de vitórias, deixa no ar a questão a que nos habituou: e no Mundial, aguentam-se ou submergem à pressão?  


Jogos do terceiro fim de semana: previsões e resultados

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores