sábado, 20 de novembro de 2010

PORTUGAL-NAMÍBIA: UMA OPORTUNIDADE?

Ainda dentro da Capital Política do Mundo, Portugal joga hoje com a Namíbia num encontro que tem, de acordo com as pontuações do Ranking IRB, obrigação de ganhar. Résvés mas com vitória a valer pontos de ranking e a melhorar a classificação.

Este jogo, uma vitória neste jogo, tem muita importância para Portugal. Primeiro porque, ganhando, demonstra que tem nível para ser parceiro deste nível; depois porque, ganhando, ganhará os pontos do ranking necessários para trocar de lugar com os uruguaios; em terceiro lugar porque esses pontos conquistados com uma vitória possibilitarão – no mínimo e qualquer que seja o resultado com o Canadá - a manutenção da posição actual; e em último, mas não despiciendo, porque desde a vitória contra o Uruguai em 2007 e que levou os Lobos ao Mundial de França, o XV de Portugal, nos 29 jogos internacionais disputados de então para cá e nas sete vitórias conseguidas, apenas conseguiu uma contra adversário melhor qualificado do Ranking IRB – e é altura de começar a mostrar consistência.

O jogo da Namíbia costuma ser – ao seu nível e com enorme diferente de competências – do mesmo tipo da África do Sul: pack duro e conquistador, jogo ao pé a garantir ocupação do território, defesa rápida a cortar espaços na esperança de recuperação da bola, procura do contacto para desgaste e permitir penetrações a um passe.

Este tipo de jogo exigirá, do lado português, inteligência táctica e jogadores disponíveis para o apoio permanente, confiança para lançar contra-ataques e capacidade defensiva no meio-campo acima de qualquer dúvida.

Há um ano os Lobos perderam por 3 pontos de diferença (9-12) num mau resultado: Portugal estava em 20º lugar do ranking com 62,16 pontos (mais 1,53 pts do que agora) e a Namíbia encontrava-se em 15º lugar com 56,60 (menos 6,09 pts). Hoje a Namíbia está apurada para o Mundial de 2011 e ganhou, em Junho passado, a IRB Nations Cup, derrotando a Geórgia e a Roménia.

O jogo não vai ser fácil mas é uma oportunidade de marcar pontos no ranking internacional e de garantir posição. A não desperdiçar.  

Previsão

JOGOS
Vitória
Diferença de Pontos
Portugal22ºNamibia20º
Portugal
0 a 6

                                              NOTA: por qualquer erro(meu, claro!) este post não foi colocado e deveria ter aparecido na manhã de sábado passado

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores