terça-feira, 16 de novembro de 2010

SURPREENDENTE INGLATERRA

Jogos
Previsão
Resultado real
Vencedor
Diferença pontos
Vencedor
Diferença pontos
Itália – Argentina
Argentina
4 a 10
Argentina
6
Irlanda – Samoa
Irlanda
22 a 28
Irlanda
10
França – Fiji
França
25 a 31
França
22
Inglaterra – Austrália
Austrália
4 a 10
Inglaterra
17
Gales – África do Sul
África do Sul
7 a 13
África do Sul
4
Escócia – N Zelândia
N Zelândia
17 a 23
N Zelândia
46
Espanha – Canadá
Canadá
14 a 20
Canadá
38
Uruguai – Roménia
Roménia
-2 a 4
empate
0


Afinal houve surpresas no Norte/Sul do último fim-de-semana!

A maior de todas da Inglaterra que conseguiu uma vitória arrasadora contra a Austrália. De resultado inesperado e de bom rugby – o que também é surpreendente. Mas os jovens internacionais ingleses vieram mostrar que têm um novo tipo de formação, agora adequada ao rugby contemporâneo. O médio de formação, Ben Youngs, foi simplesmente notável: capaz de ler, de escolher, capaz de acelerar, de tomar iniciativas, de impor ritmos –  foi o estratega-acelerador que as novas regras impõem. Graças a ele – um ataque pelo lado fechado, uma finta de passe, uma entrega à justa e um ensaio praça-a-praça de levantar espectadores e marcar a memória de Twickhenham e a cerveja dos pubs ingleses. Nas anteriores equipas inglesas que tentavam a aproximação expansiva e fugiam ao previsível padrão clássico, assim que a pressão subia voltavam passos atrás, destruindo, pegada a pegada, tudo o que tinham construído. Esta jovem equipa tem outra base… e talvez o Norte tenha encontrado equipa, com a entrada de um ou outro talento para impor a continuidade, para discutir o Mundial de 2011.

A Escócia foi desmembrada pela Nova Zelândia: quarenta e seis pontos é uma diferença tal que os comentadores falaram de treino dos All Blacks. Desastroso.

A Irlanda ganhou mas esteve longe de cumprir a obrigação. Samoa fez assim um bom resultado num jogo que não podia ganhar. A França contentou-se em ganhar e embora num primeiro jogo e com muitos lesionados, mostrou que ainda há muito caminho a percorrer para ser competitiva para o Mundial. Gales fez uma oposição superior ao esperado contra os campeões mundiais sul-africanos e revelou um miúdo de dezoito anos, George North - outro ponta! - que vai dar que falar

A Roménia, com o empate conseguido no Uruguai, parece caminhar a passos seguros para se juntar aos outros dois adversários directos de Portugal - Geórgia e Rússia - e marcar nova presença num Mundial.

Embora não se tratando de um Norte/Sul, o Espanha-Canadá serve para saber novas dos nossos vizinhos. Apanhados à boleia para o Tiers2 nada provaram: levaram 60 pts numa diferença de 38 a demonstrar que ainda não pertencem ao clube. Nas regras de resultado actuais do jogo, perderam a oportunidade de se mostraram preparados para se manterem no grupo dos grandes e tão cedo não deverão ser considerados credíveis pela IRB. E um bom comportamento do XV de Portugal pode ampliar essa visão.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores