quinta-feira, 21 de setembro de 2023

QUATRO FINAIS


 A 3ª jornada do Mundial apresenta, para além do jogo que nos importa, o Geórgia-Portugal, mais outros dois jogos de grande equilíbrio e interesse como o África do Sul-Irlanda e o Gales-Austrália. Podendo ainda chamar-se a atenção para o Argentina-Samoa — vitória de Samoa e a Argentina pode não conseguir nenhum dos 3 lugares com que sonhou.

Do Portugal-Geórgia — jogo que Os Lobos podem, sem lhes dever ser exigido, vencer — terei post publicado sexta-feira. Mas não será um jogo nada fácil com o poderio físico habitual dos georgianos e que terão na formação-ordenada o ponto fulcral para desenvolver o seu jogo.

No África do Sul-Irlanda os sul-africanos tentararão na fisicalidade com colisões sucessivas a partir de picks-and-goes retirar todas as capacidades criativas irlandesas. E para isso vão utilizar o sistema 7-1 nos suplentes do banco — 6 avançados (com um 5-da-frente substituto) e 1 médio-de-formação. Kwagga Smith, o asa e jogador de sevens da selecção Springbok, será o suplente que, em caso de necessidade, será chamado a substituir um linha-atrasadas. Quanto à Irlanda usará a sua capacidade de movimento para desgastar o bloco de avançados adversário — esta deve ser a razão principal do risco do 7-1 sul-africano, poder substituir os desgastados avançados e manter o pretendido jogo pressionante — a que juntará um jogo-ao-pé profundo que obrigue a equipa springbok a  recuar e, porque não vão tentar o ataque em jogo-de-passes — recorrerão ao jogo-ao-pé que, no ping-pong que costuma seguir-se, pode permitir contra-ataques que apanhem a defesa desorganizada no seu posicionamento no tereno.

No Grupo C —  o grupo de Portugal — e no Gales-Austrália joga-se, depois da vitória de Fiji sobre a Austrália — a possibilidade de acesso australiano aos quartos-de-final do Mundial. Ganhando Gales, a Austrália ficará afastada dos quartos-de-final e, na melhor das hipóteses, conseguirá o lugar que lhe garantirá aquilo que já tem: presença no Mundial de 2027 na Austrália… Perdendo Gales, entrará na zona da dependência e tudo se jogará nna combinação final dos pontos — de bónus e de jogo. Portanto o jogo será uma disputa sem prisioneiros — nenhuma das equipas quererá perder…

…que fim-de-semana

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores