sábado, 7 de novembro de 2009

FINAL DA CURRIE CUP

O jogo da final da Currie Cup entre os Blue Bulls e os Cheetahs foi muito bom. Com uma dinâmica excelente, grandes momentos de combate colectivo e demonstrações de elevada técnica e táctica individuais. Mas principalmente porque aquilo que faziam os jogadores em campo traduziu sempre uma correcta aplicação de princípios básicos do jogo. Assim:

  • preocupação de só passar a bola para companheiros lançados;
  • preocupação de manter a bola viva em situações de contacto, procurando, antes de chegar ao chão, passá-la a um companheiro. E se no chão, libertando a bola de imediato e em condições de manter a sequência do movimento;
  • jogo no chão de acordo com as Leis do Jogo, fazendo muito poucas faltas;
  • o jogo ao pé nunca foi utilizado para “despachar” a bola mas sim para colocar problemas ao adversário e para conquistar terreno. Cada pontapé tinha um propósito claro e ofensivo;
  • a preocupação defensiva foi sempre a de levar o adversário ao chão – ou seja a de o placar;
  • a preocupação permanente de, ao ocupar o território adversário, só admitir a retirada com pontos na bagagem - como aliás recomendava Sun Tzu quando preconizava que um bom exército se alimenta no território inimigo.

Boa vitória do Blue Bulls que soube aproveitar todas as oportunidades que teve sem esquecer que quem tem na sua equipa um jogador do gabarito do Fourie du Preez corre sempre o risco – como diria Mário Wilson – de ganhar qualquer campeonato.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores