domingo, 8 de novembro de 2009

UM SINAL DE ALARME

Portugal, contra a Namíbia, perdeu um jogo que lhe competia ganhar.
A selecção portuguesa apresentou no campo grandes lacunas e nunca foi capaz de mostrar a atitude necessária para vencer. E este terá sido talvez – dado que a Namíbia não é mais do que uma equipa capaz de cumprir aceitavelmente os princípios básicos – o maior problema demonstrado – porque é base de outros - e sobre o qual os jogadores terão que reflectir: o que querem ser? Uns auto-convencidos de grandes jogadores que morrem no campo em usos individualistas ou humildes e competitivos jogadores com a atitude colectiva que pode fazer deles uma equipa ganhadora? Foi com a segunda atitude que chegaram ao Mundial de 2007, não será com a primeira que chegarão ao Mundial de 2011…

Portugal, não saindo da sua “zona confortável”, não correndo quaisquer riscos aceitáveis, deixou que a Namíbia defendesse bem: incapaz de jogar em cima da sua defesa, nunca lhe colocou problemas que a testassem e deixou que os defensores lessem as intenções e se desmultiplicassem, garantindo a superioridade numérica no final da linha. Por isso a linha de vantagem, salvo raríssimas excepções, não foi ultrapassada.

E este é um dos muitos erros que Portugal mostrou ontem que necessita de imediata alteração táctica:

  • é errado pensar-se que para jogar no canal 3 se deve formar em profundidade. Para garantir espaço “à ponta” é necessário “fixar” o meio-campo adversário, obrigando-o a virar a linha de ancas para os seus próprios avançados – “para dentro”, como habitualmente se diz. De outra forma, a defesa consegue ler o movimento com cada um dos seus defensores a controlar visualmente e sem problemas o seu companheiro interior e a poder desmultiplicar-se construindo as sucessivas cortinas defensivas que vão impedindo o avanço eficaz dos atacantes. A regra táctica é simples: para atacar ao largo, as linhas atrasadas têm que jogar mais próximas da linha de vantagem, posicionando-se mais “em linha” – com pouca profundidade – e recebendo a bola já lançados, competindo nomeadamente ao abertura, é mesmo uma exigência de eficácia, lançar a sua linha atacando o passe do formação e recebendo-o tão próximo quanto possível da linha de vantagem. Então sim, a defesa estará fixada e a construção do losango – um apoio de cada lado e outro em profundidade - será decisiva para ultrapassar a defesa contrária.
Aos médios compete gerir o jogo. Ao formação exige-se constância e consistência na procura do espaço livre, ao abertura exige-se a capacidade de ler e jogar de forma a garantir a manutenção desse espaço para a melhor utilização dos seus companheiros – com ainda a obrigação de inventar espaço se ele, aparentemente, não existir. O que exige, ao contrário do que vimos ontem:
  • capacidade de realizar passes rápidos – tirar a bola depressa - dos pontos de quebra do movimento - e cuja primeira responsabilidade diz respeito à técnica de contacto do portador da bola;
  • capacidade de jogar na cara dos defensores para impedir o seu deslizamento – resultado de bolas rápidas nos reagrupamentos ou da preocupação de conquista do intervalo entre linhas;
  • ter um jogo ao pé objectivo – joga-se ao pé para conquistar terreno, chutando para o espaço vazio e criando problemas aos adversários (ontem foi confrangedor o número de pontapés entregues nos braços dos adversários…)
A selecção nacional, julgava, tinha adquirido uma capacidade de utilização da bola nas recuperações que constituía uma eficaz imagem de marca. Por incapacidade do jogo no chão essa capacidade perdeu-se… e urge garanti-la. Com disciplina, concentração e atitude. Tão pouco é admissível que jogadores internacionais com a experiência que os portugueses já têm, cometam erros tácticos elementares como falhar o jogo de passes em situações de superioridade ou ignorar manobras de in/out no final da linha. A sua resolução passa, obviamente, por exigências de concentração competitiva e responsabilidade colectiva.

A solução para estes momentos em que as equipas parecem descrer e decrescer – e a derrota com a Namíbia representa um sinal de alarme – estão, como ensina Jorge Valdano, em procurar a caixa negra e ir às fontes, ou, como lembra Clive Woodward na mnemónica T-Cup do seu Thinking Correctly Under Pressure, imitar os campeões quando as coisas correm mal e voltar às bases para recomeçar.

O colectivo é sempre o mais importante. A equipa não se faz com uma parte à espera da outra parte – a divisão entre forçados e bailarinos não passa de um mito e apenas caracteriza equipas fracas e vulgares. A equipa é um todo que deve valer mais do que a soma das suas partes. Se existem problemas no cinco-da-frente para se impor ou para não se deixar dominar, compete ao resto da equipa encontrar as soluções necessárias para inverter as situações. Físicas, psicológicas, tácticas… Não desistindo! Nunca!

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores