terça-feira, 24 de novembro de 2009

JOGOS DOS MIÚDOS

Fui sábado participar na campanha da Escola de Jovens Árbitros. É muito divertido ver os miúdos a jogar - a mim calhou-me os sub-12 - e alguns deles já mostram qualidades interessantes. No entanto notei, para além da dificuldade que é arbitrar, erros - atenção Treinadores e Monitores! - que se não forem corrigidos desde já, travarão qualquer carreira de alto nível. Duas situações, por demais repetidas, chamaram-me particularmente a atenção:
  • o transporte da bola com uma só mão;
  • a procura imediata do chão logo que sentem falta de espaço.

Uma liga com a outra. Transportando a bola numa só mão, a proximidade do contacto torna o passe mais difícil (mesmo havendo apoio) e o portador, para manter a posse da bola, atira-se para o chão - parando o movimento e dando enormes vantagens à defesa (cf. Ir para o chão? Não obrigado!).

A bola é para ser mantida viva e controlada pelo jogo de passes de uns para os outros, avançando no terreno, para aproveitar o mínimo desequilíbrio conseguido sobre a defesa. Desequilibrar a defesa e atirar-se para o chão é um esforço inglório - prejudica o movimento dos companheiros e só leva à recuperação defensiva.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores